sábado, 21 de janeiro de 2017

A CHEGADA [ARRIVAL]


"A Chegada" (Arrival), Denis Villeneuve, 2016. 


Na Trilha Reversa do Desdobrar do Ciclo da Vida


por Fábio Dantas Flappers


...louise...hannah...chegada...viagem...passagem...portal...vida...morte...nascimento...existência...genealogia...cronologia...continuidade...narrativa...linguagem...memória...déjà vu...relativo...absoluto...paralelo...recomeço...fim...início...looping...
      

     Microcosmo e macrocosmo. Somos indivíduos dentro de um universo infinito. Cada um de nós com escolhas capazes de mudar o curso de nossa vida e do universo inteiro. A inteligência e o livre-arbítrio são atributos humanos, de origem divina. De uma esfera superior. De uma ordem maior. Com um propósito maior. 

Dra. Louise Banks (Amy Adams), linguista convocada pelo Governo...

     Dra. Louise Banks (Amy Adams), renomada linguista, é convocada pelo Governo dos EUA para uma missão urgente: decodificar a linguagem dos alienígenas que chegaram a Montana em uma nave. Em doze pontos diferentes da Terra naves ovais surgiram, fazendo com que os líderes mundiais montem QGs interligados para lidar com a situação e descobrir as intenções dos visitantes. Acompanhamos a incursão de Louise na missão, sempre sob o seu ponto de vista - detalhe importantíssimo - e descobrimos com ela seus desdobramentos. Quanto mais o filme avança em direção ao universal, mas se aproxima do pessoal, do individual, do íntimo. Em todo o percurso somos convidados com Louise a embarcar no contraste entre a imensidão do todo e a interiorização do ser. A tensão entre estas forças é latente e se mantém suspensa por todo o filme. Ao final, as peças se encaixam formando um todo, em seu próprio tempo, com sua própria lógica. 

... para estabelecer contato e decifrar a linguagem de aliens...

...e que acaba descobrindo mais sobre os humanos...
     
     Denis Villeneuve se consagrou com Incêndios (Incendies), notável filme canadense baseado em peça de Wajdi Mouawad. Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, logo chamou a atenção de Hollywood e realizou o ótimo Os Suspeitos (Prisoners) e o interessante Sicario. Nestes filmes, temas como identidade, alocação, deslocamento e o advento de um fato inesperado que trará uma reviravolta existencial no protagonista são uma constante - sempre muito bem trabalhada. Mas é O Homem Duplicado (Enemy) - sua melhor obra até a data, juntamente com "Incêndios - o filme gêmeo de "A Chegada". Os protagonistas de ambos - Adam/Anthony (Jake Gyllenhaal) e Louise (Amy Adams) adentram, bem reticentes, em jornadas que, embora de natureza muito diversa, levam a um destino e conclusão surpreendentes e, até onde é possível dizer sem revelar além do conveniente, absolutamente pessoais. Mais que pessoais, personalizadas. Em ambos, os atores oferecem performances extraordinárias e são fatores essenciais para a credibilidade e êxito de seus filmes. Neste, a sempre excelente e especialmente iluminada Adams constrói sua Louise de modo comovente, mesclando força, tristeza, incerteza e esperança em doses admiravelmente equilibradas. Muito da magnitude do filme - a maior parte, aliás - reside em Adams. 

...sobre si mesma e sobre o desdobrar em reverso do ciclo da vida.

     Em um gênero tão rico como ficção científica, que propõe uma aliança entre Arte e Ciência, sempre orbitando em torno da Filosofia, da religião e de questões existenciais, "A Chegada" se impõe com dignidade, porém não atinge uma dimensão mais profunda. Neste sentido, o título inicial do filme e do conto de Ted Chiang que lhe deu origem, Story of Your Life (História da Sua Vida), é muito mais preciso. Ao optar por se estruturar sobretudo no humano, o filme não atinge a estratosfera mítica de obras-primas absolutas do gênero como 2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odyssey), de Stanley Kubrick, Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind), de Steven Spielberg e Contato (Contact), de Robert Zemeckis. Nestas, o humano também está demasiadamente presente. Mas além dele, há a força vital do espaço, seus misterios insondáveis. O espaço, a vida vinda de outros planetas e a relação de seus seres com os seres da Terra constituem o foco, a força motriz e razão primária. Em "A Chegada", acaba relegado a ser apenas o meio. Ainda com esta lacuna que pode soar decepcionante, é uma bela jornada.

...looping...início...fim...recomeço...paralelo...absoluto...relativo...déjàvu...memória...linguagem...narrativa...continuidade...cronologia...genealogia...existência...nascimento...morte...vida...portal...passagem...viagem...chegada...hannah...louise...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Difunda suas impressões: