quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Breve Introdução à História do Oscar



Breve Introdução à História do Oscar

Primeira Cerimônia da Academia


          Longe do evento ansiosamente aguardado e globalmente televisionado que é hoje, a primeira Cerimônia de premiação da Academia aconteceu longe dos olhos do público durante um banquete no Hollywood Roosevelt Hotel. Duzentas e setenta pessoas participaram, em 16 de maio de 1929, do jantar no Blossom Room do Hotel; os ingressos custaram US$ 5. E havia pouco de suspense, quando os prêmios foram apresentados nessa noite, que os destinatários já havia sido anunciada há três meses.


O palco no RKO Pantages Theatre, 1951

          Tudo isso mudou no ano seguinte, no entanto, quando a Academia decidiu manter os resultados em segredo até a cerimônia, mas deu uma lista com antecedência para jornais para publicação às 11 horas, na noite da premiação. Esta política continuou até 1940, quando, para grande consternação da Academia, o Los Angeles Times quebrou o embargo e publicou os nomes dos vencedores em sua edição da noite - que foi prontamente disponíbilizada para os hóspedes que chegam para a cerimônia. Isso fez com que a Academia, em 1941, adotasse o sistema de envelope lacrado ainda em uso hoje.


A 40ª Cerimônia da Academia, no Santa Monica Civic Auditorium.
 
          Como o evento cresceu em tamanho, banquetes  tornaram-se  impraticáveis e  o evento mudou da sala de banquete para um teatro, a partir da 16ª Cerimônai do Oscar,  em 1942, realizada no Teatro Chinês Grauman, em Hollywood. Desde 2001, a cerimônia do Oscar foi realizada no Hollywood & Highland Center ®, anteriormente Kodak Theatre de Hollywood, a poucos passos do histórico Teatro Chinês.

No Aniversário de 70 anos do Oscar, em 1997, 70 atores e atrizes vencedores do oscar reunidos
             Em 1953, a primeira cerimônia do Oscar televisionada permitiu que milhões em todo os Estados Unidos e Canadá pudessem assistir. A transmitindo em cores começou em 1966, proporcionando telespectadores a oportunidade de experimentar o deslumbrante fascínio do evento. Desde 1969, o show de Oscar passou a ser transmitido  internacionalmente, atingindo agora os fãs de cinema em mais de 200 países.


Palco da Cerimônia de 2008, realizada em 22 de fevereiro de 2009
 
           Enquanto o mundo avança, o mesmo acontece com o Oscar. O oscar.com tem sido um complemento online para a transmissão, e o Oscar’s 2011 Second Screen Experience ganhou o prêmio Emmy em mídia interativa. Como tradições consagradas pelo tempo como Oscar movem-se em sintonia com a nova tecnologia, o conteúdo do Oscar 2012 estará disponível em uma grande variedade de dispositivos para complementar o 85º Prêmio da Academia, a ser  exibido no domingo do  Oscar, 24 de fevereiro, na ABC.

*Fonte: Site Oficial da Academia de Artes & Ciências Cinematográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Difunda suas impressões: