domingo, 10 de novembro de 2013

PACTO – RELAÇÕES PODEM SER FATAIS [THRILL ME – THE LEOPOLD AND LOEB STORY]



Faíscas e Combustões de uma Relação Fatal

por Fábio Dantas
 
“Não há nada tão perfeito como o fogo
Que esquenta o meu corpo e me atrai
Não há nada como a chama flamejando
Aquece e distrai

Escuta o furioso som das brasas
Me acalma quando a mente vai além
Seu rosto iluminado pela flama
Combinam tão bem

Sente o incêndio acelerar 
As faíscas vão sumir 
Pras estrelas vão subir 
Soltas no ar”
 
                    Dois jovens rapazes cantam os belos versos da canção acima (Nada Como o Fogo, belíssima versão de Marya Bravo para a original Nothing Like a Fire de Stephen Dolginoff ), lado a lado, enquanto observam fascinados o fogo, seus olhos brilhando tanto quanto as faíscas indomáveis que bailam pelo ar dentro da noite escura. Poderia ser o cenário perfeito para um casal de namorados, contemplando a flama. Mas não é. Este exato momento é o propulsor, a fagulha que vai detonar o destino dos dois rapazes – e de várias outras pessoas: é o prenúncio de um plano de assassinato.

Richard Loeb e Nathan Leopold: Anatomia de um Assassinato
 
          Em 1924, Nathan Leopold e Richard Loeb, dois estudantes riquíssimos e inteligentíssimos de Chicago, sequestraram e assassinaram – na verdade o sequestro foi mera desculpa, pois o objetivo era cometer o assassinato – Bobby Frank, um menino de 14 anos, vizinho de Loeb. Desfiguraram seu rosto com ácido, o deixaram nu e jogaram se corpo próximo de uma rodovia. O acontecido ficou conhecido como o crime do século, e inspirou várias obras literárias, teatrais e cinematográficas, sendo a mais célebre a peça Rope, de Patrick Hamilton, que foi adaptada por Alfred Hitchcock em sua obra-prima Festim Diabólico (Rope), 1948.
                    Esse é o material que inspirou também o musical Pacto – Relações Podem Ser Fatais (Thrill Me – The Leopold and Loeb Story), obra premiada de Stephen Dolginoff exibida no circuito Off-Broadway, que nesta versão brasileira tem direção de Ivan Sugahara.
Dolginoff se mantém bem próximo dos fatos reais e estruturou sua versão como um musical, um dueto para atores capazes de cantar a vida de Leopold e Loeb, sua complexidade, interesses e desequilíbrio.

Pacto Sinistro selado com sedução, domínio e sangue

                   A encenação carioca é um grande êxito, justamente por primar por elegância e simplicidade. O cenário de Carolina Sugahara e Ivan Sugaraha é limpo e modesto, capitando o intimismo necessário, valorizado pela luz minimalista de Paulo César Medeiros. As versões musicais de Marya Bravo para as canções originais de Dolginoff são excepcionais, belíssimas e extremamente inteligentes, um trabalho realmente admirável. A direção de Ivan Sugahara cria uma atmosfera de refinamento e bom gosto, onde nada sobra e tudo serve perfeitamente à proposta original: um mapeamento da relação intensa e doentia entre os dois protagonistas e do crescente de submissão, manipulação e interdependência que levaram ao lamentável e chocante crime.
                  Gabriel Salabert, além de ser o idealizador da montagem carioca, interpreta Nathan Leopold, o jovem brilhante mas deslocado socialmente, que se deixa fascinar e dominar por inteiro por Richard Loeb. Salabert imprime muito bem o fascínio e paixão que Leopold sente por Loeb e entra fundo no jogo de submissão, domínio e devoção irrestrita ao qual seu personagem se submete. Alterna muito bem os tons entre o Leopold jovem, inseguro e apaixonado, e o Leopold já adulto e condenado pelo crime, tentando obter mais uma vez a condicional, sempre negada. 

Gabriel Salabert: segurança como Nathan Leopold

            André Loddi, assim como seu Richard Loeb, é absolutamente fascinante. Ator de crescente sucesso no teatro musical brasileiro, vindo de triunfos como O Despertar da Primavera e Um Violinista no Telhado, dos geniais Charles Möeller e Claudio Botelho, Loddi sedimenta mais uma vez seu nome como um integrante do primeiro time. Sua composição é irrepreensível. Seu Loeb é instigante, sedutor, dominador, manipulador, pérfido, covarde e egoísta, se impondo sobre Leopold em cada cena, exercendo seu domínio com força e brilho. Loddi equilibra a certeza de superioridade e egoísmo extremo de Loeb com momentos de explosão de euforia, em que revela toda a infantilidade do personagem, modulando as contradições de Loeb, inclusive com belo trabalho de entonação, ressaltando o lado mimado do personagem. Nas canções, reina com sua bela voz, a cada dia mais bem colocada. Seu personagem é um excelente veículo para qualquer ator de talento, e Loddi se desincumbe dele com seu talento inegável, fascinando não apenas Leopold, mas a todos os espectadores, com uma performance inteligente e arrebatadora. 

André Loddi: performance arrebatadora, cheia de magnetismo e brilho

                 Pacto – Relações Podem Ser Fatais, é um belo – e raro – exemplo de como montar um musical de menor orçamento no Brasil, com inteligência, bom gosto e clareza indiscutíveis. Em tempos de exageros e tentativa de banalização do gênero, não é pouco.

 
PACTO – RELAÇÕES PODEM SER FATAIS

(THRILL ME – THE LEOPOLD AND LOEB STORY)


TEXTO, MÚSICAS E LETRAS ORIGINAIS
Stephen Dolginoff


DIREÇÃO
Ivan Sugahara

ELENCO
Gabriel Salabert
André Loddi

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Cristina Lago

PIANISTAS
Priscilla Azevedo e Antônio Ziviani

VERSÃO MUSICAL BRASILEIRA
Marya Bravo

DIREÇÃO MUSICAL E PREPARAÇÃO VOCAL
Ricardo Góes

TRADUÇÃO
Gabriel Salabert

REVISÃO DA TRADUÇÃO
Daniele Ávila

ILUMINAÇÃO
Paulo César Medeiros

FIGURINO
Tarsila Takahashi

CENÁRIO
Carolina Sugahara e Ivan Sugaraha

VOZ EM OFF
Isaac Bernat, José Karini e Sandro Arieta

GRAVAÇÃO DAS VOZES EM OFF
André Poyart

DIREÇÃO DE PALCO
Zoatha David

CONTRARREGRAS
Carlos Balla e Celso Egypto

CAMAREIRA
Débora Lima

OPERAÇÃO DE LUZ
Morgana Grindel

PROJETO GRÁFICO
Raquel Avarenga

FOTOGRAFIA
Dalton Valério

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Lead Comunicação

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Tárik Puggina

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Aline Mohamad

GERENTE DE PROJETO
Carla Torrez Azevedo

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Amanda Cezarina

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Marai João Rebelo

ADMINISTRAÇÃO DA TEMPORADA
Jorge Florêncio

REALIZAÇÃO
Gabriel Salabert e Nevaxca Produções

IDEALIZAÇÃO
Gabriel Salabert

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